segunda-feira, 30 de janeiro de 2017 0 comentários

O que estou a ouvir #17

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017 0 comentários

Foi assim...

Resultado de imagem para estado novo caricatura portugal
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017 0 comentários

O que estou a ouvir #16

domingo, 22 de janeiro de 2017 0 comentários

Regimes totalitários


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 0 comentários

O que estou a ouvir #15

sábado, 14 de janeiro de 2017 0 comentários

Para recordar...

Agora que nos aproximamos da data do teste, fica aqui o link para o post da apresentação.

Para a matriz clica aqui.

E bom estudo!
Resultado de imagem para animal teaching
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017 0 comentários

O que estou a ouvir #14

Porque faz 30 anos, porque é linda... por tudo :)
quarta-feira, 4 de janeiro de 2017 0 comentários

Níveis de desempenho da nova matéria


1. Comparar o mapa político após a 1.ª Grande Guerra com o mapa político da década de 30, localizando os principais regimes ditatoriais à escala mundial.
2. Relacionar as dificuldades económicas do após-guerra e os efeitos da Revolução Soviética com o avanço da extrema-direita e dos partidos comunistas, identificando a base social de apoio de cada um.
3. Relacionar as consequências da Grande Depressão com o crescente descrédito dos regimes demoliberais, salientando os momentos de crise económica e social como conjunturas favoráveis ao crescimento dos adeptos de propostas extremistas.
4. Descrever sucintamente a subida ao poder do Partido Nacional Fascista, em Itália, e do Partido Nacional-Socialista dos trabalhadores Alemães.
5. Caracterizar os princípios ideológicos comuns ao(s) fascismo(s).
6. Descrever as organizações e formas de enquadramento de massas e de repressão desenvolvidos pelos regimes fascistas.
7. Relacionar a consolidação dos regimes fascistas com os resultados obtidos pelas respetivas políticas económicas e sociais.
8. Caracterizar as especificidades do nazismo, destacando o seu carácter racista e genocidário.
9. Analisar as causas e consequências do racismo alemão, estacando a crença na superioridade da “raça ariana”, a criação do “espaço vital” e as vagas de perseguição antissemita que culminaram no Holocausto.
10. Referir a manutenção da instabilidade política e dos problemas financeiros nos primeiros anos da Ditadura Militar (1926-1928).

11. Descrever o processo de ascensão de António de Oliveira Salazar no seio da Ditadura Militar (1928-1933).
12. Comparar as características do Estado Novo com as características dos regimes ditatoriais italiano e alemão, destacando as suas semelhanças e diferenças.
13. Caracterizar as organizações repressivas e os mecanismos de controlo da população criados pelo Estado Novo.
14. Caracterizar o “regime de terror” instituído por Estaline na URSS entre 1927 e 1953, salientando a adoção de fortes medidas repressivas.
15. Caracterizar a política económica seguida por Estaline, salientando a coletivização dos meios de produção e a planificação da economia.
16. Avaliar a política estalinista em termos de eficácia económica e de custos sociais.
17. Distinguir estalinismo de fascismo, salientando a existência de formas semelhantes de atuação em regimes ideologicamente antagónicos.
18. Referir os resultados limitados de medidas de intervenção do Estado na economia e nas relações sociolaborais adotadas em alguns países na década de 30.

19. Integrar a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) no contexto dos confrontos ideológicos da década de 30 do século XX.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017 0 comentários

 
;