quinta-feira, 23 de março de 2017 0 comentários

segunda-feira, 20 de março de 2017 0 comentários

O que estou a ouvir #24

quarta-feira, 15 de março de 2017 0 comentários


segunda-feira, 13 de março de 2017 0 comentários

O que estou a ouvir #23

sexta-feira, 10 de março de 2017 0 comentários

Níveis de desempenho da nova matéria



1. Identificar os fatores de crescimento do anticolonialismo no após-guerra.

2. Relacionar o apoio dos EUA e da URSS à descolonização com as tentativas de alargamento das respetivas áreas de influência.

3. Reconhecer as vagas de descolonização da Ásia/Pacífico, do Médio Oriente, do Norte de África e da África Negra como resultado de um processo que se prolongou até à década de 70 do século XX.

4. Explicar o surgimento do Movimento dos Países Não Alinhados, salientando a reivindicação de uma nova ordem económica internacional.

5. Relacionar os problemas dos países do Terceiro Mundo com a dominação neocolonial e com os seus próprios bloqueios.

6. Identificar as alterações introduzidas na política colonial do Estado Novo face ao processo de descolonização do após-guerra e ao aumento da pressão internacional.
7. Relacionar a recusa da descolonização dos territórios não autónomos com o surgimento de movimentos de libertação, com a invasão do “Estado Português da Índia” e com o eclodir das três frentes da Guerra Colonial.

8. Explicar o relativo isolamento internacional de Portugal nas décadas de 60 e 70.

9. Avaliar os efeitos humanos e económicos da Guerra Colonial na metrópole e nas colónias.

10. Relacionar o atraso do mundo rural português com o intenso movimento migratório para as grandes áreas urbanas nas décadas de 50 e 60.

11. Identificar os motivos da intensa emigração verificada nas décadas de 60 e inícios de 70.

12. Indicar os efeitos dos movimentos migratórios na realidade portuguesa.

13. Caracterizar o marcelismo enquanto projeto político que recusou a democratização e a descolonização mas que, ao mesmo tempo, concretizou políticas de modernização económico-social e educativa.

14. Explicar as motivações do Golpe Militar do 25 de Abril de 1974.

15. Mencionar os principais acontecimentos do 25 de Abril de 1974.

16. Descrever sucintamente o processo revolucionário, salientando as divergências dos projetos políticos em confronto.

17. Identificar as consequências do processo de descolonização dos antigos territórios não autónomos.

18. Caracterizar a organização da sociedade democrática a partir da Constituição de 1976.

19. Identificar as principais transformações e problemas económicos e sociais até 1986.
segunda-feira, 6 de março de 2017 0 comentários

O que estou a ouvir #22

quinta-feira, 2 de março de 2017 0 comentários
Agora que o teste está perto, fica aqui a matriz.

E deixo também um teste de preparação (com soluções).

Bom estudo!!

Resultado de imagem para animais a estudar
 
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